Alimentos

Acelgas: como consumir

Além de serem muito nutritivas, as acelgas apresentam também uma beleza natural invejável, com os seus caules coloridos e folhas verdes (mais informações sobre as acelgas neste post). Devido a isso, contribuem de forma importante para um impacto visual positivo dos pratos nos quais são utilizadas. Além disso, como têm um sabor suave, também são muito versáteis do ponto de vista culinário.


De uma maneira geral, deve-se dar preferência às acelgas que apresentam folhas firmes e com cor verde intensa. As folhas mais pequenas tendem a ser mais tenras e apresentam um sabor mais suave. De forma a conservar melhor as suas propriedades nutricionais e a sua textura, as acelgas devem ser conservadas no frigorífico, de preferência num recipiente hermeticamente fechado. Se possível, os caules devem ser embrulhados em papel de cozinha humedecido e as mesmas só devem ser lavadas na altura do seu consumo. De forma a preservar ao máximo as suas propriedades, as acelgas devem ser consumidas num prazo de até 5 dias após a compra.

 

As acelgas devem ser conservadas no frigorífico, num recipiente hermeticamente fechado, onde devem permanecer no máximo 5 dias.

 


A maneira mais simples de consumir as acelgas é na sua forma crua. São um excelente acompanhamento para pratos de carne ou peixe, podendo ser utilizadas isoladamente ou em combinação com outros hortícolas. Dão nutrientes, textura, cor e beleza às saladas… o que pode querer mais? Apesar de não terem um sabor muito intenso, quando são cozinhadas ficam com um sabor ainda mais suave e por isso também são uma excelente opção para colocar na sopa ou pode ainda experimentar salteá-las, ou então usar em estufados. É uma excelente forma de aumentar o consumo de hortícolas, ao mesmo tempo que enriquece nutricionalmente a refeição. Pode ainda utilizar acelgas em omeletes, ovos mexidos, ou como ingrediente de sandes ou wraps.


Há ainda algumas utilizações culinárias menos habituais, tais como esfregá-las com azeite, alho e um pouco de sal e assar para fazer chips, pois desta forma as folhas ficam crocantes. Também se podem utilizar os caules para fazer conservas em vinagre, ou seja, para fazer pickles. Para os mais aventureiros na cozinha, há quem utilize as acelgas em receitas de pesto, em substituição (total ou parcial) do manjericão. Também pode colocar acelgas por cima da piza (tal como se faz com a rúcula), utilizá-as como ingrediente em diferentes receitas de massa, ou então utilizá-la para rechear pratos de carne. Por último, para quem gosta de sumos e smoothies com hortícolas, pode juntar-lhe umas folhas de acelgas, de forma a melhorar não apenas o seu sabor, mas também a sua composição nutricional. Como pode constatar, há muitas formas diferentes de consumir acelgas. Por isso já sabe, da próxima vez que vir este hortícola à venda, leve-o consigo e inclua-o nas suas receitas…

 

As acelgas podem ser consumidas cruas ou cozinhadas, em sopas, pratos de carne, peixe ou ovos, podendo ainda ser incorporadas em sumos ou smoothies.

 


Para terminar, gostaria de referir que as acelgas são muito ricas numa substância chamada oxalato, principalmente as folhas maiores e menos jovens. Além de ser considerado um antinutriente (mais informações sobre os antinutrientes neste post), o oxalato pode favorecer o aparecimento de cálculos renais (vulgarmente conhecidos como “pedras nos rins”). Devido a isso, quem sofre deste tipo de problema deve evitar consumir grandes quantidades de acelgas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *