Mito ou verdade

Mito ou Verdade: Não se deve comer amendoins com cheiro a mofo

Os amendoins são um alimento notável por vários motivos… Além de terem um sabor delicioso, são também crocantes e extremamente versáteis do ponto de vista culinário. E como se isto tudo não bastasse, ainda apresentam uma composição nutricional muito rica. Apesar de terem um cheiro forte e característico, por vezes os amendoins podem apresentar alterações no mesmo, passando a cheirar a mofo. Quando tal acontece, normalmente ouve-se dizer que os amendoins devem ser deitados fora, pois o seu consumo torna-se perigoso. Será mito, ou será verdade?


Dito de uma forma muito simples, as alterações de cheiro que a comida por vezes apresenta significam que ocorreram transformações na sua composição. E essas alterações surgem muitas vezes devido a contaminação da comida com bactérias ou fungos. É exatamente isso que acontece quando os amendoins apresentam cheiro a mofo. Quando tal acontece, pode dever-se ao crescimento de determinados fungos (Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus), sendo que estes produzem uma toxina chamada aflatoxina que é potencialmente perigosa para o ser humano, estando associada, por exemplo, a um risco aumentado de cancro do fígado. O aparecimento deste fungo deve-se normalmente a falhas no processo de secagem e/ou armazenamento dos amendoins. Ou seja, os amendoins com cheiro a mofo podem ser, de facto, bastante perigosos para a nossa saúde!

 

O cheiro a mofo nos amendoins pode indicar que os mesmos estão contaminados com uma substância muito perigosa chamada aflatoxina, pelo que não devem ser consumidos!

 


Portanto, apesar de ser uma situação pouco frequente nos países desenvolvidos, deve estar atento ao cheiro dos amendoins antes de os comer, e se notar que os mesmos cheiram a mofo não os consuma. Estas alterações de cheiro tendem a ser mais frequentes em climas mais húmidos, em casos de amendoins que se encontram armazenados em embalagens expostas ao ar, e a temperaturas mais elevadas. Por isso o ideal mesmo é conservar os amendoins em recipientes hermeticamente fechados, e a temperaturas mais baixas.

Conclusão: Verdade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *