Mito ou verdade

Mito ou Verdade – A salada russa foi inventada na Rússia

A salada russa é um dos acompanhamentos mais populares em Portugal, estando muitas vezes presente nas ementas dos restaurantes que servem as tradicionais “diárias” (e nos outros também). Basicamente trata-se de um acompanhamento algo complexo, no qual os hidratos de carbono e os hortícolas se encontram misturados. Mais concretamente, é uma receita que junta batata, cenoura e ervilhas cozidas (por vezes também feijão verde), e maionese para ligar tudo. É, por isso, servida fria, na maior parte das vezes a acompanhar filetes, atum e/ou ovo cozido. Apesar do seu nome, será que se trata de uma receita originária da Rússia?


A salada russa foi criada na segunda metade do século 19, por um chef chamado Lucien Olivier. Apesar da sua ascendência belga, este chef trabalhava em Moscovo. A sua receita original era bastante diferente da atual, pois incluía peito de perdiz, codorniz, cubos de gelatina (preparada com o caldo das carnez utilizadas), camarão, batata e maionese. Outra curiosidade interessante é que Lucien era muito meticuloso não só com a apresentação dos seus pratos, mas também com a forma como eram consumidos. A prova disso mesmo é que os ingredientes da salada russa eram dispostos numa ordem muito bem definida. Apesar disso, um dia um cliente remexeu todos os ingredientes e comeu a salada russa dessa forma. Como consequência, o chef ficou muito irritado e começou a servir dessa maneira, e foi um sucesso. Por isso é que atualmente a salada russa é servida com todos os ingredientes misturados… Por último, a incorporação da cenoura surgiu mais tarde e parece dever-se a uma tentativa de enganar os clientes por parte de um chef menos honesto, pois nessa altura também se utilizava na receita carne de caranguejo, que tem porções com a cor laranja.

 

Ainda que a receita original seja bastante diferente da atual, a salada russa foi mesmo inventada na Rússia.

 


Portanto, ao contrário do que acontece noutros casos, a verdade é que a salada russa foi mesmo criada na Rússia. Curiosamente, a sua designação muda de país para país, sendo que na Alemanha se chama salada à Italiana, e em Espanha se chama salada Castelhana ou imperial, por exemplo…


Conclusão: VERDADE!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *