Diferenças entre gelatina animal e vegetal
Mito ou verdade

Mito ou verdade: A gelatina animal é idêntica à gelatina vegetal

A gelatina é uma sobremesa que costuma ganhar algum destaque à medida que o tempo vai aquecendo. É refrescante, hidrata e, eventualmente, apresenta poucas calorias. Atualmente existem no mercado dezenas de variedades de gelatinas, com muitos sabores diferentes, desde os mais tradicionais até sabores bastante improváveis (ainda me lembro quando havia o sabor de morango e pouco mais…). Além dos sabores, há também outra diferença importante que é a origem da gelatina. Na hora de escolher, é possível optar por gelatina de origem animal ou vegetal. Mas será que ambas são idênticas do ponto de vista nutricional?


A gelatina de origem animal é a gelatina mais vulgar. É composta principalmente por uma proteína chamada colagénio, que é extraída de várias partes dos animais. Devido à sua composição proteica, muitas vezes considera-se que a gelatina é uma sobremesa “saudável” (em breve irei escrever um post dedicado ao lado supostamente saudável da gelatina…). Em relação à gelatina de origem vegetal, esta não é composta por proteína, mas sim por um hidrato de carbono complexo chamado agar-agar (ou agarose). Este hidrato de carbono é extraído de algas.

 

Numa perspetiva nutricional, a gelatina animal é composta principalmente por proteína, enquanto que a gelatina vegetal é composta por hidratos de carbono gelatinosos.

 


Portanto, do ponto de vista nutricional a gelatina de origem animal e a de origem vegetal são claramente diferentes. Claro que a parte dos aditivos (corantes, adoçantes, etc.), é comum entre ambos, mas a substância que confere a consistência gelatinosa é uma proteína na gelatina de origem animal e um hidrato de carbono na de origem vegetal. Ou seja, o resultado final pode ser parecido, mas são nutricionalmente muito diferentes. É caso para dizer, parecidas por fora, mas (muito!) diferentes por dentro…


Conclusão: MITO!

6 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *