Psyllium e os níveis de colesterol
Nutrição geral

O consumo de psyllium pode ajudar a baixar os níveis de colesterol

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo. Apesar de toda a gente as reconhecer como um grave problema de saúde pública, os esforços feitos até ao momento no sentido de as prevenir têm sido claramente insuficientes. A genética poder ter um contributo importante nas doenças cardiovasculares, mas estas têm maioritariamente origem comportamental. Ou, dizendo de forma mais simples e direta, alterando o nosso estilo de vida é possível diminuir significativamente o risco de aparecimento da maior parte das doenças cardiovasculares. Um dos fatores que mais influência tem nesse risco é a alimentação, sendo que esta situação pode ser analisada de duas perspetivas diferentes. Por um lado há vários alimentos que aumentam esse risco, sendo que quanto mais elevado for o seu consumo, maior é a probabilidade de, um dia mais tarde, se sofrer deste tipo de doenças. O consumo de carnes vermelhas, de bebidas alcoólicas, de sal em excesso ou de alimentos ricos em gorduras saturadas e/ou gorduras trans são alguns exemplos de “erros” que todos nós cometemos… Por outro lado, há vários alimentos que podem conferir proteção contra as doenças cardiovasculares e que por isso devem ser consumidos em maior quantidade, tais como hortícolas, fruta, cereais integrais, … Globalmente, alimentos ricos em fibra e em antioxidantes têm potencial para fazer baixar o risco de aparecimento destas doenças.


De entre os fatores que mais contribuem para aumentar a probabilidade de aparecimento de doenças cardiovasculares, os níveis elevados de colesterol no sangue assumem um papel de destaque (mais informações sobre o chamado “bom colesterol” e “mau colesterol” neste post). Desta forma, várias estratégias têm sido desenvolvidas no sentido de promover estilos de vida, e em particular padrões alimentares, que promovam uma diminuição desses valores. Além da estratégia clássica de diminuir o consumo de colesterol, há outras formas de alterar a alimentação no sentido de fazer baixar os seus níveis. Neste contexto, destaco os alimentos ricos em fibra solúvel (mais informações sobre os tipos de fibra neste post), que pode ser convertida pelas bactérias intestinais (mais informações sobre as bactérias intestinais neste post) em substâncias que promovem uma diminuição dos níveis de colesterol no sangue. Grande parte da atenção tem sido focada na aveia, e nos benefícios da sua fibra solúvel, mas existem outros alimentos igualmente interessantes que podem ajudar nesse objetivo. Um desses alimentos é o psyllium, que é uma fibra proveniente das sementes da planta Plantago ovata.

 

Níveis elevados de colesterol sanguíneo aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Alimentos ricos em fibra solúvel contribuem para fazer baixar esses valores.

 


Recentemente foi publicado um estudo na revista American Journal of Clinical Nutrition no qual se procurou fazer um balanço de toda a evidência científica publicada sobre os efeitos do consumo de psyllium nos níveis de colesterol sanguíneo. Foi observado que o psyllium é eficaz na redução dos níveis do chamado “mau colesterol” (LDL), bem como de outros marcadores associados à aterosclerose.


Este estudo é muito interessante, não apenas porque demonstra que é possível, através do aumento do consumo de determinados alimentos (psyllium neste caso) promover uma diminuição do risco de doenças cardiovasculares, mas também porque destaca o papel importante que alguns alimentos menos comuns podem ter na nossa saúde. As estatísticas revelam números assustadoramente preocupantes para as doenças cardiovasculares, mas não nos podemos esquecer que esses números representam-nos a todos, e por isso todos temos a responsabilidade de os fazer baixar. Adotar uma alimentação saudável, equilibrada, variada e adequada às características de cada um é um passo de gigante nesse sentido…

 

O consumo de psyllium pode promover uma diminuição nos níveis sanguíneos de colesterol e, consequentemente, contribui para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

2 Comments

    • João Rodrigues

      Bom dia, deve consumir até uma colher de sopa por dia. Pode utilizar o psyllium em batidos, sumos, sopa, receitas (bolachas, pão ou bolos), por cima da comida, etc. Pode encontrá-lo em alguns hipermercados, em lojas de produtos naturais e em lojas a granel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *