A cafeína das bebidas energéticas
Mito ou verdade

“As bebidas energéticas têm muito mais cafeína do que um café” – Mito ou Verdade?

As bebidas energéticas são talvez das bebidas mais misteriosas que se pode encontrar na prateleira do supermercado. Os adultos normalmente olham para elas com uma grande dose de desconfiança, imaginando que se trata de algo que faz muito mal à saúde. Por outro lado, os mais jovens consideram-na quase um “fruto proibido”, algo que se beberem lhes vai dar muito mais energia, e, eventualmente, poderão até “ganhar asas”… Todas estas reações são, na realidade, perfeitamente compreensíveis, pois afinal trata-se de uma bebida que supostamente tem doses enormes de cafeína, equivalente a 5, 10 ou mesmo 20 cafés (nota: estes valores dependem muito da “opinião” de cada um). Mas será que isto é mesmo verdade, e que estas bebidas contêm doses assim tão grandes de cafeína?


Para analisar esta questão temos que considerar duas variáveis. Por um lado, a informação que vem no rótulo, e por outro, a quantidade total de bebida que existe numa embalagem. Mas vamos lá aos números… Um café expresso tem, em média, 77 mg de cafeína. Se olharmos para o rótulo da bebida energética mais conhecida de todas, vemos que por 100g contém 32mg de cafeína. Mas será que isto quer dizer que apenas tem metade da cafeína de um café? Não necessariamente, pois a lata contém 250mL de bebida, ou seja, no total temos 32 x 2,5 = 80mg. Portanto, uma lata que “dá asas” tem tanta cafeína como um café expresso! Gostaria também de referir que há outras marcas no mercado que são vendidas em latas com um volume bem superior (por exemplo, 500mL). Nesses casos normalmente a quantidade de cafeína por 100mL é ligeiramente inferior, mas cada lata acaba por conter bem mais cafeína. De qualquer das formas, mesmo nesses casos, cada lata de 500mL contém cerca de 145mg de cafeína, ou seja, em meio litro de bebida energética existe tanta cafeína como em 2 cafés expresso.

 

Uma lata de uma bebida energética contém cafeína equivalente a 1 ou 2 cafés!

 


Mas então porque é que esta ideia errada de que as bebidas energéticas contêm muito mais cafeína do que um café não é desmentida pelas próprias marcas? Conforme escreveu o nutricionista Pedro Carvalho num artigo em 2013, possivelmente porque essa é, na realidade, uma informação que do ponto de vista de marketing dá muito jeito manter…

 

Conclusão: MITO!

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *