Alimentos

Ameixa: o verão sob a forma de fruta!

A ameixa é uma fruta incrível! Suave, sumarenta, colorida… é mesmo daquelas frutas que apetece comer em (quase) qualquer ocasião, principalmente nos dias quentes de verão e outono. Já agora, sabia que existem cerca de 40 variedades de ameixa diferentes? Há ameixas para todos os gostos, com cores, tamanhos ou consistência muito diferentes, sendo que do ponto de vista nutricional todas as variedades de ameixa são bastante parecidas (em relação aos macronutrientes e micronutrientes, pois existem diferenças importantes em relação aos componentes bioativos). Apesar de não apresentar na sua composição nenhum micronutriente em quantidades muito elevadas, a ameixa acaba por ter uma composição bastante diversificada, ao mesmo tempo que apresenta poucas calorias. Ou seja, pode ser um excelente aliado para equilibrar nutricionalmente o dia-a-dia alimentar.
A ameixa, ou produtos derivados, são utilizados há muitos anos nas chamadas “medicinas tradicionais”. Por exemplo, a casca da ameixoeira é utilizada sob a forma de pó para tratar (?!) a tosse. É igualmente utilizada para fazer chá que (supostamente!) ajuda a prevenir infeções urinárias. Por outro lado, o chá de folhas de ameixoeira é bastante utilizado para prevenir a diabetes, sendo que nos países mais desenvolvidos recorre-se preferencialmente ao sumo de ameixa para esse fim. A ameixa é também usada como agente antissético em feridas, cortes ou arranhões.
Adicionalmente, há outras utilizações não alimentares relacionadas com a ameixa. Por exemplo, algumas tribos de nativos Americanos utilizam as flores da ameixoeira (ameixa vermelha e ameixa preta) como elementos decorativos. Há também tribos no Dakota que utilizam as ameixas como peças de jogos.
Além dos tradicionais nutrientes, as ameixas são uma excelente fonte de uma classe de antioxidantes chamada de flavonoides. Mais concretamente, há um tipo de flavonóides que é particularmente relevante, que são as antocianinas (principalmente no caso das ameixas mais vermelhas). O facto de serem ricas nestes antioxidantes, torna as ameixas um potencial aliado na manutenção da saúde, nomeadamente a nível do ossos, cérebro, coração e sistema circulatório.

O que é que se pode encontrar em 100g de ameixa?
– 46kcal
– 11,4g hidratos de carbono
– 0,7g proteína
– 0,3g gordura
– 0,9g fibra
– 8% da DDR (dose diária recomendada) de vitamina C
– 5% da DDR de potássio
– 4% da DDR de cobre

Gostaria também de destacar que apesar de a ameixa ser uma fruta muito interessante do ponto de vista nutricional, o seu consumo pode estar associado a alguns riscos. Por exemplo, há alguns estudos que sugerem que pode aumentar o risco de formação de cálculos renais (vulgarmente conhecidos como “pedras nos rins”). Este facto deve-se à presença de uma substância, chamada de oxalato, que pode combinar-se com o cálcio, originando depósitos insolúveis, sendo que esta situação é mais frequente em pessoas que já tenham tido cálculos renais (ou tenham historial de família de cálculos renais), tenham problemas no sistema digestivo, ou que não mastiguem corretamente a comida. É também uma fruta ácida, pelo que pode não ser bem tolerada por pessoas mais sensíveis a esta característica. Devido às suas propriedades laxantes, o consumo excessivo de ameixa pode causar diarreia. Por último, mas não menos importante, o consumo de grandes quantidades de ameixa pode interferir com alguns medicamentos, ainda que este efeito tenha tendência a ser raro.
Para terminar, gostaria de lhe deixar algumas curiosidades sobre a ameixa… Sabia que a ameixa é a segunda fruta mais cultivada em todo o mundo? E que na China esta fruta significa sorte? E sabia que existem ameixas do tamanho de cereja, e outras do tamanho de bolas de ténis? E, já agora, no primeiro jantar de Ação de Graças, em 1621, as ameixas faziam parte da ementa?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *