Alimentos

8 razões para (eventualmente!) consumir geleia de agave

A geleia de agave era um alimento pouco conhecido em Portugal (exceto pelos praticantes de estilos alimentares mais naturais) até há relativamente pouco tempo. No entanto, graças ao interesse crescente por alimentos mais saudáveis (felizmente a alimentação mais saudável parece não ser já uma simples moda, e aos poucos vai-se instalando na população), e ao reconhecimento de vários potenciais riscos associados ao consumo de alimentos muito refinados, e, em particular, ao açúcar refinado, a geleia de agave começou a tornar-se mais conhecida. Apesar de a sua utilização em Portugal ainda não ser muito generalizada, e a prova disso é o facto de ainda ser relativamente difícil encontrar geleia de agave (pode encontrá-la nas lojas de produtos naturais e em algumas grandes superfícies), tem vindo a conquistar um lugar na alimentação de cada vez mais pessoas. A sua ingestão parece estar associada a alguns potenciais benefícios, ainda que haja muita gente que desaconselha vivamente o seu consumo. Na minha opinião, também acho que a geleia de agave não é a melhor opção como adoçante, tal como alguns querem fazer crer, mas também não acredito que seja “o demónio” que muitos referem. Aqui ficam os seus principais benefícios (em breve irei escrever um post sobre os riscos):
1. A geleia de agave pode ser uma opção interessante para os diabéticos – Como a geleia de agave tem um índice glicémico mais baixo do que o açúcar refinado, ou seja, não provoca um aumento tão elevado de açúcar no sangue após o seu consumo, pode ser uma opção mais saudável em particular para os diabéticos. Esta situação deve-se ao facto da geleia de agave ser rica em frutose, que faz baixar o índice glicémico. No entanto, como o consumo de frutose em excesso tem vindo a ser associado a potenciais problemas de saúde, convém ter em atenção esse aspeto. Ou seja, este suposto benefício da geleia de agave tem vindo a ser questionado nos últimos anos, e é, seguramente, um assunto que merece uma atenção especial, principalmente por parte de quem passou a incluir a geleia de agave em quantidades significativas no seu padrão alimentar.
2. A geleia de agave é um adoçante natural – Apesar de ser considerado um adoçante natural, porque é extraído de uma planta, a geleia de agave é produzida a partir do processamento dessa mesma planta. No entanto, não é refinado e não tem aditivos (atenção que existem algumas marcas que adicionam alguns corantes e conservantes, por isso certifique-se que quando compra geleia de agave não opta por essas marcas, lendo com atenção o rótulo).
3. A geleia de agave é muito doce – A geleia de agave tem 1,4-1,5 vezes a doçura do açúcar, o que significa que é necessário utilizar menos quantidade para obter a doçura pretendida. Além disso, é menos calórica do que o açúcar refinado, o que significa que, além de ser necessário utilizar uma menor quantidade, também é menos energético.
4. A geleia do agave tem um sabor suave mas interessante – Ao contrário do que acontece com o açúcar branco, a geleia de agave tem um sabor ligeiramente a caramelo, o que, se for do seu agrado, pode ser interessante nalgumas sobremesas.
5. A geleia de agave parece ter propriedades cicatrizantes – Os Aztecas utilizavam a geleia de agave não só como adoçante, mas também, em combinação com sal, como agente cicatrizante e antissético, sendo que esta utilização persiste ainda enraizada na medicina tradicional de muitos países da América Central. Atualmente sabe-se que a geleia de agave aplicada na pele parece ser eficaz contra bactérias produtoras de pus, como, por exemplo, Staphylococcus aureus, bem como contra algumas bactérias intestinais.
6. A geleia de agave pode ser cozinhada – Ao contrário do que acontece com alguns adoçantes utilizados em substituição do açúcar refinado, a geleia de agave pode ser cozinhada sem alterar significativamente as suas características. Portanto, pode ser utilizada não só como topping em sobremesas ou bebidas, mas também pode ser incluída em receitas que depois são cozinhadas (bolos, bolachas, etc.).
7. A geleia de agave pode ajudar a melhorar o funcionamento do sistema imunitário – Devido a apresentar, na sua composição substâncias designadas de saponinas e frutanos, a geleia de agave tem potencial de melhorar o funcionamento do sistema imunitário, em particular em relação à eliminação de bactérias.
8. A geleia de agave pode induzir saciedade – Como apresenta um índice glicémico baixo, a geleia de agave contribui para que a produção de insulina se mantenha estável durante mais tempo e, consequentemente, a sensação de saciedade vai prolongar-se. Em parte este efeito parece estar também relacionado com a presença de inulina, que é uma fibra presente na geleia de agave, ainda que em pequena quantidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *