Nutrição geral

Pode-se comer batatas com partes verdes?

Quantas vezes pegou numa batata e viu que a casca estava com um tom esverdeado? Ou então, ao descascar, reparou que existia uma camada verde entre a parte branca da batata e a casca? Normalmente a tendência é para deitar fora essa batata, ou então cortar a porção da batata que está esverdeada. Mas será que é perigoso comer batatas com partes verdes?
Vamos começar pelo início… A batata é um tubérculo, ou seja, é uma parte da planta que é suposto estar enterrada, e, por isso, não está preparada para apanhar luz do sol. No entanto, por vezes algumas batatas ao crescerem passam a exibir algumas partes à superfície da terra. Como consequência, vão começar a ficar verdes, para terem a capacidade de fazer a fotossíntese (que é o processo pelo qual as partes verdes das plantas utilizam a luz do sol para produzir açúcar). O aparecimento da cor verde está normalmente associado à produção de uma substância que se chama solanina (o nome deriva de Sol, pois é por causa da exposição solar que ela passa a ser produzida). Na realidade, a solanina é uma toxina biológica, que a batateira produz naturalmente nas suas folhas e caules, pois estes estão expostos ao sol (por isso é que estas são amargas e se assume que não são comestíveis).
A solanina é uma substância que tem potencial para ser tóxica para o nosso organismo. No entanto, esse efeito depende da quantidade. Portanto, se consumir pequenas quantidades de batatas com partes verdes em princípio não terá nenhum problema de saúde associado. O único inconveniente é que essas partes verdes são mais amargas… Já agora, se ao comer batatas sentir um sabor amargo, mesmo que não estejam verdes, o melhor é não comer, pois podem conter solanina. O sabor amargo associado à solanina é um mecanismo de defesa contra os insetos, pássaros e outros animais que possam danificar a batata. Se consumir uma quantidade considerável de batatas com solanina, pode começar a sentir problemas digestivos, como náuseas, vómitos e diarreia, bem como dores de cabeça. Por último, se consumir uma grande quantidade, poderá ter problemas de saúde bem mais graves (problemas no cérebro, por exemplo), ainda que se tratem de situações muito raras, felizmente. Para ter uma ideia, em média precisava de comer numa refeição mais de 2kg de batatas verdes para sofrer este tipo de consequência! Na grande maioria dos casos, a quantidade de batatas que se ingere é muito menor, e normalmente não estão verdes, portanto, a quantidade de solanina que se ingere é muito mais baixa. Obviamente que no caso das crianças é preciso uma atenção especial, pois como são mais pequenas, necessitam de menos quantidade para começar a sentir efeitos…
Portanto, respondendo à questão do título deste post, pode-se comer batatas com partes verdes. Pode-se, mas não se deve, pois pode causar problemas de saúde consoante a quantidade que é ingerida. Eu normalmente deito a batata fora se a maior parte estiver verde, ou então descaso de forma mais “generosa”, ou seja, corto mais profundamente para apanhar também uma porção da parte branca, garantindo assim que não sobra nenhuma parte verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *