Alimentos

10 (boas!) razões para consumir trigo sarraceno

Além do seu sabor e texturas incríveis, o trigo sarraceno tem uma composição nutricional muito interessante. São vários os benefícios associados a este alimento, aqui ficam os principais:
1. O trigo sarraceno é muito nutritivo – Rico em proteína, fibra, antioxidantes e vários sais minerais, é uma opção nutritiva e saudável que deve ser incluído no seu plano alimentar.
2. O trigo sarraceno é rico em antioxidantes – O trigo sarraceno possui na sua composição vários antioxidantes que podem contribuir para atrasar o envelhecimento e diminuir o risco de doenças inflamatórias, crónicas, degenerativas, bem como alguns tipos de cancro. Dentro dos antioxidantes presentes no trigo sarraceno podemos destacar diversos flavonoides, como a rutina e a quercitina, e outros compostos fenólicos, como os taninos.
3. O trigo sarraceno é uma boa fonte de proteína – A qualidade da proteína do trigo sarraceno é muito elevada, tal como acontece com outros pseudocereais como a quinoa (mais informação aqui) ou o amaranto (mais informação aqui), fornecendo todos os aminoácidos necessários ao correto funcionamento do nosso organismo. É de destacar o seu teor em arginina e lisina, dois aminoácidos pouco abundantes na maioria dos produtos de origem vegetal. Além disso, a quantidade total de proteína é também elevada, o que faz com que o trigo sarraceno deva ser considerado uma boa fonte de proteína, o que é particularmente importante, por exemplo, num contexto de padrão alimentar vegetariano.
4. O trigo sarraceno é rico em fibra – O seu elevado conteúdo em fibra faz com que o trigo sarraceno seja um importante aliado na regularização do trânsito intestinal, bem como na proteção do sistema digestivo em relação a várias doenças, nomeadamente o cancro. Contribui também para uma maior sensação de saciedade.
5. O trigo sarraceno protege o sistema cardiovascular – Devido aos seus efeitos anti-inflamatórios, bem como ao seu potencial de redução dos níveis do chamado “mau colesterol” (LDL), e elevação do “bom colesterol” (HDL), o trigo sarraceno apresenta-se como um bom aliado para diminuir o risco de doenças cardiovasculares. O principal protagonista destes efeitos parece ser um antioxidante chamado rutina, que, para além de contribuir para melhorar os níveis sanguíneos de colesterol, parece também diminuir a pressão sanguínea. Além disso, o facto do trigo sarraceno ser rico em magnésio, contribui também para melhorar a circulação sanguínea. Outra classe de moléculas que parece ser importante na prevenção de doenças cardiovasculares são os lenhanos, um conjunto de moléculas ainda não muito estudadas, mas que são utilizada pelas bactérias intestinais, sendo convertidas em moléculas potencialmente benéficas para o nosso organismo, nomeadamente a enterolactona.
6. O trigo sarraceno pode ajudar a prevenir a diabetes – Uma vez que possui na sua constituição vários hidratos de carbono complexos, ou seja, de digestão mais demorada, o índice glicémico do trigo sarraceno é baixo. Devido a esta característica, a sua inclusão numa refeição contribui para diminuir o índice glicémico total dessa refeição, ajudando desta forma a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, e, consequentemente, estabilizando a produção de insulina por parte do pâncreas. O seu elevado teor em magnésio parece também ser importante para a prevenção da diabetes, uma vez que este sal mineral é muito importante para o funcionamento de várias enzimas que utilizam o açúcar no nosso corpo.
7. O trigo sarraceno ajuda a prevenir o aparecimento de “pedras” na vesícula – O consumo de trigo sarraceno parece estar relacionado com uma diminuição do risco de aparecimento de pedras na vesícula (chamadas de cálculos biliares). Este efeito estará eventualmente relacionado com o teor em fibra, principalmente a insolúvel.
8. O trigo sarraceno parece ter um efeito protetor contra o cancro da mama – Devido essencialmente ao seu teor em fibra, e, obviamente, à composição da sua fibra, o trigo sarraceno parece diminuir o risco de aparecimento de cancro da mama, principalmente em mulheres jovens, em idade pré-menopausa.
9. O trigo sarraceno não contém glúten – Apesar de ser chamado de trigo, o trigo sarraceno não está relacionado com esse cereal. Uma das melhores provas dessa ausência de relação é o facto de o trigo sarraceno não conter glúten, ou seja, é um alimento que pode (e deve!) ser incluído em planos alimentares isentos de glúten, no caso de haver algum tipo de intolerância ao mesmo, ou doença celíaca.
10. É pouco provável encontrar trigo sarraceno contaminado com grandes quantidades de pesticidas – A planta do trigo sarraceno é particularmente sensível à maioria dos pesticidas utilizados atualmente na agricultura. Ou seja, a probabilidade de o trigo sarraceno disponível para venda estar contaminado com esses pesticidas é baixa, o que, atualmente, me parece ser particularmente importante!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *