Será seguro congelar sopa de espinafres?
Mito ou verdade

Mito ou Verdade: Não se pode congelar sopa com espinafres

A sopa é um alimento fantástico, que consegue juntar duas características muito importantes e que nem sempre andam juntas: contém poucas calorias mas ao mesmo tempo apresenta uma composição nutricional muito rica. Por questões de comodidade, normalmente quando se faz sopa, prepara-se uma panela grande, de forma a dar para muitas doses (na maior parte das vezes para 2-3 dias). No entanto, por vezes é necessário congelar a sopa, sendo que esta situação é particularmente frequente no caso da sopa dos bebés (lembro-me perfeitamente de congelar em doses individuais a sopa das minhas filhas…). E quando o assunto é o congelamento da sopa, há uma ideia que se ouve repetidamente, que diz que não se pode congelar sopa com espinafres. Ouve-se dizer que os espinafres crus podem ser congelados, mas cozinhados na sopa não. Será mito ou verdade?


Para analisar esta questão, tem que se falar sobre uma característica importante dos espinafres, que é o facto de estes conterem grandes quantidades de substâncias produtoras de nitratos. Estes, por sua vez, podem ser convertidos em nitritos e, posteriormente em nitrosaminas. Os efeitos de todas estas substâncias no nosso corpo tem vindo a ser estudado, sendo que de uma maneira geral sabe-se que os nitritos, e em particular as nitrosaminas parecem ser potencialmente tóxicos. A potencial conversão de nitratos em nitritos e em nitrosaminas é o argumento utilizado pelos defensores de que não se deve congelar a sopa com espinafres. Na realidade, sabe-se que a principal fonte de conversão de nitratos em nitritos e em nitrosaminas nos espinafres são algumas das bactérias que estão presentes na nossa comida. Por outro lado, congelar a comida é uma das melhores formas que temos de evitar a proliferação das bactérias e as alterações associadas às mesmas.

 

Os espinafres são ricos em nitratos, que podem ser convertidos em substâncias tóxicas como nitritos e nitrosaminas normalmente a origem desta conversão é a contaminação bacteriana, pelo que congelar pode ajudar a diminuir este risco.

 


Portanto, não só se pode congelar a sopa com espinafres, como me parece uma melhor opção do que mantê-la no frigorífico durante vários dias. Claro que, como nesse caso a sopa contém uma elevada fonte de nitratos, deve-se ter cuidado com a congelação e descongelação da mesma, que deve ser realizada de forma correta, de forma a prevenir a proliferação das bactérias quando a temperatura não está demasiado baixa. Mas se fizer sopa com espinafres e precisar de congelá-la, faça-o sem receio. Aliás, basta passar pela secção dos congelados e verificar que se encontram à venda vários produtos pré-cozinhados contendo espinafres. Se não fossem seguros, já há muito que tinham sido retirados do mercado…


Conclusão: MITO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *