Benefícios dos agriões
Alimentos

12 (bons!) motivos para consumir agriões

O interior das folhas arredondadas dos agriões esconde uma riqueza nutricional que torna este hortícola um alimento extremamente saudável. Devido a isso, o seu consumo está associado a vários potenciais benefícios:


1. São uma excelente fonte de vitamina K – Apesar de serem uma excelente fonte de nutrimentos, os agriões são particularmente ricos num micronutrimento: a vitamina K. Na realidade, 30g de agriões fornecem uma quantidade desta vitamina que corresponde a cerca de 100% das necessidades diárias da mesma.


2. Fornecem uma quantidade elevada de vários antioxidantes – Além de serem ricos em vitamina C, os agriões possuem também na sua composição vários compostos bioativos com propriedades antioxidantes (por exemplo, beta-caroteno, zeaxantina, luteína e outros flavonoides). Consequentemente, vão ajudar a proteger as células contra eventuais danos que possam sofrer.

 

Os agriões apresentam uma elevada densidade nutricional, sendo de destacar o seu teor em vitamina K e em vários antioxidantes.

 


3. Promovem a saúde dos ossos e dos dentes – O consumo de agriões ajuda a manter a estrutura e funcionalidade dos ossos e dentes, uma vez que estes fornecem elevadas quantidades de vitamina K e de cálcio, que são dois micronutrimentos indispensáveis para a produção de tecido ósseo e dentário.


4. Ajudam a manter a pele, cabelo e unhas saudáveis – Sendo naturalmente ricos em muitos nutrimentos (vitamina A, C, K, potássio, entre outros) e compostos bioativos, os agriões são importantes aliados para manter a pele, cabelo e unhas saudáveis.


5. Promovem o funcionamento do sistema imunitário – Além de funcionar como antioxidante, a vitamina C é muito importante para o funcionamento do sistema imunitário. Como os agriões contêm grandes quantidades desta vitamina, ajudam a reforçar as defesas do nosso corpo.


6. Promovem a saúde visual – Os agriões são uma excelente fonte de luteína e zeoxantina, que são dois antioxidantes particularmente importantes para a preservação da saúde dos olhos. Devido a isso, o consumo destes hortícolas diminui o risco de aparecimento de cataratas e degeneração macular associada à idade.

 

Devido à sua riqueza nutricional, os agriões contribuem para o correto funcionamento do nosso corpo, nomeadamente ao nível dos olhos, ossos e dentes, pele, cabelo e unhas, sistema imunitário.

 


7. Ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares – Como são ricos em antioxidantes, os agriões contribuem para diminuir o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares. Este efeito é aumentado pelo facto de os agriões também serem uma boa fonte de nitratos, que são substâncias que ajudam a melhorar a circulação sanguínea porque aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos. Consequentemente, podem ajudar a diminuir a pressão sanguínea. Por último, o consumo de agriões pode também ajudar a diminuir os valores de colesterol no sangue.


8. Ajudam a prevenir vários tipos de cancro – Os agriões apresentam na sua composição vários antioxidantes, que, por si só, ajudam a prevenir o aparecimento de vários tipos de cancro. Além disso, possuem também outros compostos bioativos, como os glucosinolatos, que se convertem em isotiocianatos quando os agriões são cortados ou mastigados. Estes isotiocianatos, nomeadamente o sulforafano e o fenetilisotiocianato, parecem contribuir para uma diminuição do risco de cancro do cólon, pulmão, próstata, mama e pele.


9. Ajudam a lidar melhor com a radioterapia – Há cada vez mais evidências que sugerem que o consumo de agriões pode ajudar a ultrapassar alguns efeitos secundários associados aos tratamentos de radioterapia. Pensa-se que esta propriedade se deve principalmente a um composto chamado 3,3-diindolilmetano.


10. Ajudam a prevenir a diabetes – Os agriões contêm vários compostos que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue dentro dos valores normais, e contribuem para que a hormona insulina atue corretamente nas nossas células. Um dos principais responsáveis por estes efeitos é o antioxidante ácido alfa-lipóico.

 

O consumo de agriões está associado a uma diminuição do risco de várias doenças crónicas, tais como doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro e diabetes.

 


11. Aliviam as queimaduras solares – Como são uma boa fonte de luteína, que é uma substância que tem efeitos anti-inflamatórios na pele, os agriões ajudam a aliviar o desconforto associado às queimaduras solares. Além disso, o seu elevado teor em vários antioxidantes também ajuda no processo.


12. Podem ajudar a melhorar a performance desportiva – O consumo de alimentos ricos em nitratos tem vindo a ser associado a melhorias na performance desportiva, devido a um aumento da irrigação sanguínea nos músculos (mas ainda sem dados conclusivos!). Como consequência, como os agriões são uma boa fonte de nitratos, apresentam potencial para melhorarem o desempenho desportivo.

 

Os agriões apresentam propriedades que podem ser benéficas em contextos de queimaduras solares e também de prática desportiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *