Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Bolachas “Belgas” vs. Bolachas Waffers (baunilha)

As bolachas são uma das grandes tentações alimentares para muitas pessoas. Há bolachas para todos os gostos: doces, salgadas, com recheio, sem recheio, com cobertura, sem cobertura, mais crocantes, menos crocantes, … Enfim, opções não faltam, o que faz com que sejam um tipo de alimento muito consumido. O duelo de hoje coloca frente-a-frente dois tipos de bolachas mais tradicionais, mas que continuam a ocupar um lugar de destaque nas preferências dos consumidores: as bolachas “Belgas” e as bolachas Waffers (com recheio de baunilha).

Que comece o combate…

 

 

Analisando a tabela, verifica-se que as bolachas “Belgas” têm menos calorias, menos gordura total e gordura saturada, e mais proteína. Por outro lado, as Waffers apresentam menos hidratos de carbono e um pouco menos de colesterol. Em relação aos micronutrientes, a maior parte das diferenças são marginais. Apesar disso, os níveis de vitamina B2, B6 e ácido fólico são mais elevados nas “Belgas”. Quanto aos minerais, existe mais sódio, cálcio e fósforo nas Waffers, mas mais potássio, magnésio e ferro nas “Belgas”.

 

As bolachas “Belgas são menos calóricas e apresentam uma composição em macronutrientes mais equilibrada.

 

Concluindo, o vencedor deste duelo são as bolachas “Belgas”. Além de serem bastante menos calóricas (pois contêm uma quantidade significativamente mais baixa de gordura), possuem mais proteína e uma maior riqueza em micronutrientes. Claro que isso não significa que sejam alimentos “saudáveis”, pois na realidade ambos os tipos de bolachas analisadas não devem ser consumidos com muita frequência. Isto deve-.se não só ao facto de serem muito calóricas, mas também porque apresentam uma quantidade elevada de gordura saturada e de outros ingredientes cujo consumo deve ser evitado ou, pelo menos minimizado. Ou seja, o ideal é consumir pão, flocos de aveia ou bolachas mais simples, e deixar este tipo de bolachas para ocasiões mais esporádicas.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *