Nutrição geral

Não costuma tomar pequeno-almoço? Cuidado com a diabetes…

A diabetes é uma doença assustadora, que apesar de afetar milhões de pessoas em todo o mundo, parece estar longe de estar controlada, pois os números continuam a aumentar… Para ter uma ideia, a prevalência desta doença é superior a 10%, sendo estimado que em 2045 a mesma pode afetar mais de 600 milhões de pessoas em todo o mundo! O seu aparecimento e desenvolvimento é multifatorial, ou seja, envolve fários fatores diferentes. sendo que essa característica dificulta de forma significativa o combate à mesma. No entanto, uma parte dos fatores de risco são modificáveis. Ou, dito de uma forma simples, está nas nossas mãos fazer com que os números associados à diabetes não sejam tão elevados.


Sem dúvida que a alimentação, de forma direta e/ou indireta, tem um papel muito importante na diabetes. Neste contexto, têm vindo a ser publicados muitos estudos que relacionam o aparecimento desta doença com o consumo de carnes vermelhas ou bebidas açucaradas, por exemplo. Ao mesmo tempo, o consumo de cereais integrais tem vindo a ser considerado como um potencial fator protetor. Globalmente, é aceite que a adoção de uma alimentação saudável, equilibrada e variada pode diminuir significativamente o risco de aparecimento de diabetes. Quanto às rotinas alimentares, os estudos científicos têm revelado uma tendência de aumento do risco em casos em que se saltam refeições. A este nível, o papel do pequeno-almoço parece ser particularmente relevante.

 

A alimentação pode ter um papel muito importante na diminuição do risco de aparecimento de diabetes.

 


Recentemente foi publicado um artigo na revista científica The Journal of Nutrition, que procurou reunir e analisar a evidência científica existente sobre o efeito de saltar o pequeno-almoço no risco de aparecimento de diabetes. De uma maneira geral foi observado que não comer o pequeno-almoço pode ter um impacto significativo no risco de aparecimento da doença. Mais concretamente, saltar o pequeno-almoço pode aumentar em até 55% o risco de diabetes.


Na minha opinião este trabalho é particularmente interessante porque envolve duas variáveis que à primeira vista poderiam não ter nenhuma relação evidente. Apesar de a diabetes ser uma doença na qual a alimentação desempenha um papel muito relevante, normalmente a atenção é dada ao que se come, não se valorizando a importância individual de cada refeição. De uma maneira geral é sabido que o pequeno-almoço é uma refeição fundamental (mais informações sobre esse assunto neste post), apesar de haver muita gente que acaba por não o consumir, seja devido a falta de tempo, ou apenas porque não tem fome no início do dia. O que o artigo que eu referi neste post vem demonstrar é que o consumo de pequeno-almoço pode ser um importante aliado para diminuir o risco do aparecimento da diabetes. Claro que a relação entre o consumo desta refeição e a doença pode não ser direto, pois sabe-se por exemplo que genericamente há um aumento do risco de obesidade mais elevado nas pessoas que não toma o pequeno-almoço e, por sua vez, a obesidade é um fator de risco para a diabetes. No entanto, se pertence ao grupo de pessoas que não costuma tomar o pequeno-almoço, este é mais um argumento que o deve fazer mudar essa situação, pois a crueldade da diabetes é evidente, e por isso deve fazer-se tudo o que estiver ao nosso alcance para prevenir o aparecimento desta doença.

 

Não tomar o pequeno-almoço pode aumentar em até 55% o risco de aparecimento de diabetes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *