Fermentação da fruta no estômago - Mito ou Verdade?
Mito ou verdade

Mito ou Verdade: “A fruta comida à sobremesa fermenta no estômago”

A fruta é, tradicionalmente, um tipo de alimento muito versátil. Pode ser usada como refeição, como acompanhamento, como ingrediente de deliciosas receitas (doces e salgadas), ou então como sobremesa. De todas estas possibilidades, o consumo de fruta entre as chamadas refeições principais (ou seja, o consumo a meio da manhã ou a meio da tarde), e o consumo como sobremesa acabam por ser as situações mais frequentes. E é exatamente sobre o consumo de fruta como sobremesa que se eu vou falar no Mito ou Verdade de hoje. Provavelmente já ouviu, ou até já afirmou que comer fruta como sobremesa não é uma boa opção, pois esta pode fermentar no estômago e causar mal-estar. Será que esta ideia está correta?


Começaria por definir o conceito de fermentação. Dito de uma forma simples, a fermentação é consequência da atuação bioquímica de microorganismos (normalmente bactérias ou leveduras), que convertem alguns nutrientes noutras substâncias. Durante esta transformação, a composição do alimento vai sofrendo alterações. Por exemplo, basta pensar numa caixa de morangos, e o que acontece aos que estão em baixo, se permanecerem muito tempo nessa caixa. O interior do nosso estômago é muito ácido, e um dos motivos para que isso aconteça é para impedir a sobrevivência da maior parte dos microoganismos. Portanto, só por este motivo já se percebe que a fruta não vai fermentar no estômago. Vai, isso sim continuar a ser digerida, enquanto permanecer no seu interior (tal como o foi na boca, durante a mastigação, e continuará a ser digerida no intestino delgado, após sair do estômago). Quando a fruta é consumida como sobremesa, vai ter tendência a ficar mais tempo no estômago, pois existem muitos outros alimentos para digerir, mas isso não significa que vai sofrer fermentação. Aliás, se isso acontecesse, então alimentos como pão, arroz, etc., também sofreriam fermentação no estômago

 

Apesar de a fruta, quando consumida como sobremesa, ter tendência a permanecer mais tempo no estômago, não sofre fermentação, pois a maior parte das bactérias e leveduras morre devido à acidez do estômago.

 


A fruta pode claramente ser consumida como sobremesa. Aliás, não só pode como é, na minha opinião, é a melhor sobremesa que se pode consumir, pois é tradicionalmente menos calórica do que a maior parte das sobremesas doces e é nutricionalmente bem mais rica do que essas sobremesas. No entanto, para algumas pessoas a opção de consumir a fruta fora das refeições principais poderá ser uma boa estratégia para se conseguir uma melhor divisão das calorias consumidas durante o dia (por exemplo, num contexto de um plano alimentar para perda de peso). Mas nunca será pelo facto de poder fermentar no estômago…


Conclusão: MITO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *