Agriões frescos
Alimentos

Agriões: um super-herói nutricional!

Os agriões são um hortícola de folha verde escura, que pertence à família da couve, repolho e couve-de Bruxelas. As suas folhas são pequenas e arredondadas, e apesar de a sua aparência ser discreta, o seu sabor complexo esconde uma riqueza nutricional notável.


Apesar da sua composição nutricional fantástica, originalmente os agriões eram considerados uma erva daninha. Este hortícola cresce normalmente em ambientes com muita humidade, sendo por isso cultivado perto de nascentes de água e curso de água lentos. Em Portugal os agriões são tradicionalmente colhidos nos meses mais frios (Outono/Inverno), sendo que no pico do Verão muitas vezes apresentam pequenas flores brancas. Além de fazer parte da gastronomia de várias regiões do Mundo, é também considerado um importante interveniente em diversas medicinas tradicionais. O suposto potencial terapêutico dos agriões é reconhecido há muito tempo, pois em cerca de 400 a.C. Hipócrates estipulou que o primeiro hospital da ilha Kos tinha que ser construído perto de um curso de água, para garantir que existiam agriões frescos para tratar os pacientes. Também os soldados Romanos eram regularmente alimentados com agriões.

 

Os agriões são um hortícola que cresce junto a cursos de água, e que além de ser utilizado como alimento, é também considerado um medicamento em várias medicinas tradicionais.

 


Do ponto de vista nutricional os agriões apresentam muito poucas calorias, mas uma elevada quantidade de vários micronutrimentos. Na realidade, são considerados um dos alimentos nutricionalmente mais densos, ou seja, um dos alimentos que fornece mais nutrimentos por cada caloria. Além disso, possuem também vários compostos bioativos que conferem aos agriões vários potenciais benefícios para a saúde.


O que é que se pode encontrar em 100g de agriões?
– 11 kcal
– 1,3g hidratos de carbono
– 2,3g proteínas
– 0,1g lípidos
– 0,5g fibra
– 312% da DDR (dose diária recomendada) de vitamina K
– 72% da DDR de vitamina C
– 64% da DDR de vitamina A
– 12% de cálcio e de manganês
– 9% de potássio

 

Os agriões são uma excelente fonte de vitamina K, C e A, bem como de manganês e potássio. Além disso, possuem também vários compostos bioativos na sua composição.

 

 

Curiosidade 1: Sabia que as flores dos agriões dão origem a vagens com sementes comestíveis?


Curiosidade 2: Sabia que no século 19 os agriões eram chamados de “pão dos pobres” e eram muitas vezes enrolados em forma de cone e consumidos como refeição?


Curiosidade 3: Os agriões são particularmente famosos no Reino Unido. A prova disso mesmo é que na ementa do casamento real entre o Príncipe Carlos e a Princesa Diana, constavam tartes de agriões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *