Nutrição geral

Os perigos de “petiscar” alguma coisa quando se chega a casa…

De uma maneira geral, o final do dia é um momento muito importante para a maior parte das pessoas. Significa que o dia de trabalho já acabou, e que é tempo de regressar a casa, para estar junto da família, ou para se ter tempo para nós. Simultanemante, é também tempo de começar a recarregar “baterias”, pois no dia seguinte é preciso ir trabalhar novamente. Por último, é também o momento para organizar as coisas em casa, preparar refeições, entre tantas outras tarefas domésticas… Ou seja, do ponto de vista emocional é um momento de descompressão, e isso reflete-se a vários níveis, nomeadamente na alimentação.


É muito frequente as pessoas dizerem-me que o final do dia é o período mais crítico no seu dia alimentar. E essa situação pode surgir devido a dois fatores: fome emocional e fome fisiológica. No primeiro caso, a alimentação é usada como um escape para aliviarmos a tensão acumulada durante o dia, para nos sentirmos recompensados pelo dia que passou. No segundo caso, a fome pode surgir como consequência de desequilíbrios alimentares que fomos criando durante o dia, sendo os mais frequentes a ausência de lanche durante a tarde, ou mesmo a ausência de sopa ao almoço. Portanto, independentemente do tipo de fome que se sente, o final do dia pode de facto ser uma ameaça para a composição corporal de cada um.

 

O final do dia é tendencialmente um período de tempo no qual temos tendência para descontrolar a nossa alimentação.

 


Ou seja, o chegar a casa e “petiscar alguma coisa” antes do jantar, pode ter vários efeitos negativos, nomeadamente:


– Normalmente o que se come nessas alturas são alimentos menos interessantes do ponto de vista nutricional ou com bastantes calorias, tais como chocolates, bolachas, sandes, enchidos, queijo, frutos secos;


– Não existe grande consciência acerca da quantidade que se está a comer, pois como se vai comendo um bocado de cada vez, a quantidade total que é ingerida pode perfeitamente passar despercebida. E quando damos por ela, já ingerimos muito mais do que era suposto;


– Podemos desregular as refeições seguintes, pois se eu chegar a casa e comer muito, provavelmente já não vou querer jantar, ou vou jantar menos do que era suposto, o que significa que depois possivelmente vou precisar de comer alguma coisa anter de ir dormir. E de repente, a refeição que do ponto de vista quantitativo deveria ser a mais relevante (jantar), transforma-se numa refeição ligeira, e as refeições ditas “menores” ganham um protagonismo desnecessário.

 

É importante ter consciência do que se come quando se chega a casa, para não cometer exageros, nem desregular as refeições seguintes.

 


Somando tudo isto, é fácil perceber que muitas vezes o final da tarde pode ter um impacto crítico na gestão do peso das pessoas. Infelizmente em muitos casos chega a neutralizar, ou mesmo a sobrepor-se, a tudo o que foi feito de bom do ponto de vista alimentar, durante o dia! Felizmente existem estratégias que podem ser adotadas, no sentido de evitar que essa situação aconteça. Em breve vou escrever sobre esse tema tão importante!

Gostou do que leu? Então também pode gostar destes artigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *